INFORMAÇÕES DO MÓDULO I

DADOS LEVANTADOS VIA FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO/

TCLE PREENCHIDO POR PARTICIPANTES DA PESQUISA

Início efetivo do Projeto:                    Abril 2020

Estágio de aplicação:                          Módulo I

Período da aplicação:                         1 Junho a 4 julho 2020

Participantes totais respondentes:  31

Participantes totais (perfil projeto): 28

Total de encontros realizados:          5

Modo de aplicação:                             Reuniões por videoconferência via plataforma online Teams

Atividades realizadas

Apresentações e discussões entre pesquisadores e participantes da pesquisa com foco nas necessidades do contexto parceiro (Núcleo Pedagógico – Tecnologia – Dir. Campinas Leste/ SEESP) - Estado emergencial de Ensino Remoto decorrente do isolamento social causado pela pandemia por COVID-19.

Seguindo o fluxo proposto pela Metodologia Pesquisa-ação Participativa (KINDON; PAIN; KESBY, 2007), a pesquisa aplicada, neste caso, parte do diálogo estabelecido com os participantes (docentes de escolas públicas), e(m) seu contextos de atuação, o que impulsiona ações pontuais dos pesquisadores (subsidiados pelos princípios teóricos que ancoram o estudo). Assim, foram feitas intervenções esclarecedoras sobre a utilização de recursos para a geração de apresentações verbo-visuais com inserção de áudio; gravação e edição de vídeos em/com apps gratuitos, recursos para produção e compartilhamento de áudio (podcasts), entre outros. Foram também apresentadas e discutidas visões epistemológicas acerca do ensinar e do aprender, produzir sentidos, na sociedade da escrita e na sociedade digital, sob o viés dos Letramentos.

Referências:

KINDON, S. L.; PAIN, R.; KESBY, M. Participatory action research approaches and methods: connecting people, participation and place. London: Routledge, 2007.