INFORMAÇÕES DO MÓDULO II

DADOS LEVANTADOS VIA FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO/

TCLE PREENCHIDO POR PARTICIPANTES DA PESQUISA

Início efetivo do Projeto:                    Abril 2020

Estágio de aplicação:                          Módulo II

Período da aplicação:                         Agosto a dezembro de 2020

Participantes totais respondentes:  62 (entre professores e coordenadores)

Total de encontros realizados:          5

Modo de aplicação:                             Reuniões por videoconferência via Google Meet

Inclusão de Novo parceiro (Dir-Piracicaba da SEESP)

 

Atividades realizadas

Apresentações e discussões entre pesquisadores e participantes da pesquisa com foco nas necessidades dos contextos parceiros (Núcleo Pedagógico – Tecnologia – Dir. Campinas Leste e  PCNP de Linguagem da Dir-Piracicaba / SEESP) - Estado emergencial de Ensino Remoto decorrente do isolamento social causado pela pandemia por COVID-19.

Seguindo o fluxo proposto pela Metodologia Pesquisa-ação Participativa (KINDON; PAIN; KESBY, 2007), a pesquisa aplicada, neste caso, parte do diálogo estabelecido com os participantes (docentes de escolas públicas), e(m) seu contextos de atuação, o que impulsiona ações pontuais dos pesquisadores (subsidiados pelos princípios teóricos que ancoram o estudo). Assim, foram feitas intervenções esclarecedoras sobre a utilização de recursos digitais, a partir de temas/aulas/tarefas elencados dos Cadernos de Tecnologia (SEESP). Os temas abordados, por sugestão/solicitação dos participantes da pesquisa foram: a cultura maker e a educação crítica; fake news e educação; algoritmos e(m) interface com as pesquisas em plataformas digitais; trabalho com textos verbo-imagéticos sob o viés da Pedagogia dos Multiletramentos e a construção de sentidos na sociedade digital.

Referências:

KINDON, S. L.; PAIN, R.; KESBY, M. Participatory action research approaches and methods: connecting people, participation and place. London: Routledge, 2007.