INFORMAÇÕES DO MÓDULO II
DADOS LEVANTADOS VIA FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO/
TCLE PREENCHIDO POR PARTICIPANTES DA PESQUISA
Início efetivo do Projeto: Abril 2020
Estágio de aplicação: Módulo II
Período da aplicação: De agosto a novembro de 2020
Participantes totais respondentes: 62 (entre professores e coordenadores)
Total de encontros realizados: 5
Modo de aplicação: Reuniões por videoconferência via Google Meet
Inclusão de Novo parceiro (Dir-Piracicaba da SEESP)
Atividades realizadas
Apresentações e discussões entre pesquisadores e participantes da pesquisa com foco nas necessidades dos contextos parceiros (Núcleo Pedagógico – Tecnologia – Dir. Campinas Leste e PCNP de Linguagem da Dir-Piracicaba / SEESP) - Estado emergencial de Ensino Remoto decorrente do isolamento social causado pela pandemia por COVID-19.
Seguindo o fluxo proposto pela Metodologia Pesquisa-ação Participativa (KINDON; PAIN; KESBY, 2007), a pesquisa aplicada, neste caso, parte do diálogo estabelecido com os participantes (docentes de escolas públicas), e(m) seu contextos de atuação, o que impulsiona ações pontuais dos pesquisadores (subsidiados pelos princípios teóricos que ancoram o estudo). Assim, foram feitas intervenções esclarecedoras sobre a utilização de recursos digitais, a partir de temas/aulas/tarefas elencados dos Cadernos de Tecnologia (SEESP). Os temas abordados, por sugestão/solicitação dos participantes da pesquisa foram: a cultura maker e a educação crítica; fake news e educação; algoritmos e(m) interface com as pesquisas em plataformas digitais; trabalho com textos verbo-imagéticos sob o viés da Pedagogia dos Multiletramentos e a construção de sentidos na sociedade digital.
Referências:
KINDON, S. L.; PAIN, R.; KESBY, M. Participatory action research approaches and methods: connecting people, participation and place. London: Routledge, 2007.